A Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou emergência sanitária global por conta do novo coronavírus. A decisão, tomada hoje em Genebra, partiu de uma reunião entre especialistas e governos dos países afetados. Segundo a OMS, o surto é “sem precendentes”. A emergência significa que governos de países com casos confirmados, com fronteiras com a China e aqueles apenas com ligações aéreas tomem medidas imediatas de controle. As informações são do Uol.
Ainda segundo a organização, não há necessidade de restringir viagens e comércio, mas garante que a declaração é uma forma de apoiar países que não teriam a capacidade de lidar com um eventual surto.
Até o momento, já foram contabilizados 7,7 mil casos e 170 mortes na China, principal local de multiplicação do vírus. Em outros 19 países, já foram registrados 98 casos. No Brasil, o Ministério da Saúde investiga nove casos suspeitos.
“Precisamos agir agora para ajudar outros países a se preparar para a possibilidade [da chegada do vírus]”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus. “A declaração não é élo que está acontecendo na China, mas pelo que acontece em outros países”, disse.
Leia mais Panrotas